Saúde Sem Frescura

Como se organizar para manter a dieta?

5 dicas simples que vão te ajudar a manter o foco na dieta e emagrecer com saúde

 Oiiii gente, tudo bem?
Firmes e fortes na dieta ou não muito? haha
Pra quem respondeu ‘não muito’ pode ficar tranquila que eu estou aqui para ajudar!
Hoje vou contar um pouquinho da minha forma de organização que me auxilia muito a manter a dieta.
Nós, mulheres, temos muita coisa pra fazer, não é mesmo?
Trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, do marido.. fazer almoço, jantar e por ai vaí haha
Ou se você ainda não é casada, mas é estudante, por exemplo, a rotina é outra, mas não deixa de ser atarefada!
Com tudo isso sobra pouco tempo pra nós mesmas, por isso é importante tirar um tempinho pra você!
E se você quer emagrecer ou ganhar massa magra essa rotina de organização com certeza vai te ajudar muito!

 

O QUE EU FAÇO QUE AGILIZA A MINHA VIDA E GARANTE A MANUTENÇÃO DA DIETA:

 

1 – Planejamento semanal ou, pelo menos, no dia anterior

O ideal é que você faça uma cardápio semanal (preparei um com muito carinho, está disponível aqui) e prepare suas refeições com base nele. O melhor de tudo, na verdade, seria procurar um nutricionista para elaborar um cardápio específico pra você. Mas se essa não é uma opção no momento, não tem problema. Você pode se alimentar de formar saudável e emagrecer SIM!

2 – Tire um dia e vá ao supermercado!

Com o cardápio na mão, você faz uma lista com os alimentos que precisa comprar. Ai, você tira um dia da semana (sábado, domingo ou quando for melhor pra você) e compra tudo para os próximos 8 ou 15 dias, ou para, pelo menos, três dias. Aí vai depender da sua rotina e do seu livre.

3 – Hora de colocar a mão na massa!

Com as compras no armário é hora de adiantar as refeições. Pra quem faz almoço e janta pra comer em casa mesmo ou levar na marmita, as minhas dicas são:

*Deixe os temperos picados.
Tenho sempre alho-póro, pimentão e salsinha e cebolinha picados. Só a cebola, alho e tomate eu pico na hora.
O molho de tomate caseiro dá pra fazer com antecedência e congelar também.

Esses temperos dão um sabor espetacular e aí você reduz a quantidade de sal e RETIRA DE VEZ DA SUA VIDA os famosos caldos, que são sódio puro. Combinado?

*Guarde as folhas verdes limpas
Higienizar as folhas verdes e guardá-las limpinhas é uma mão na roda. Isso vai de ajudar muito.

Na correria você não vai deixar de comer salada por preguiça.

*Deixe as frutas picadas nas porções corretas
Tempero e folhas guardados, é hora de se dedicar as frutas.
Mamão e abacaxi, por exemplo, são ótimas opções que já podem ser descadadas e guardadas picadas na geladeira em um pote de vidro, de preferência.
Aqui em casa, tenho sempre banana congelada para os shakes. Compro ela bem madura, descasco, pico e guardo em saquinhos no freezer.

Morango também é uma fruta que pode deixar limpa. Tudo o que você fizer pra adiantar e deixar a sua vida mais prática vale a pena e garante a dieta. Isso facilitar na hora de separar os lanches do dia!

*Tenha sempre frango desfiado ou a proteína base da sua dieta semi-preparada
O que você prefere? Frango, peixe, carne de boi ou de porco? Ovo?
Todos esse alimentos são ótimas fontes de proteínas, macronutrientes importantíssimos para o nosso corpo que são mais conhecidas por ajudarem na construção de músculos, mas também são responsáveis por diversas outras funções, como: transporte de oxigênio, proteção do corpo contra organismos patogênicos e etc.
Por isso, tenha sempre uma fonte de proteína pré-preparada na geladeira. Assim, seu almoço ou jantar ficarão prontos rapidinho.

Eu SEMPRE tenho ovo em casa e costumo fazer frango desfiado na panela de pressão e deixar num potinho na geladeira, que aí num dia de correria ele me salva.

4- Invista em industrializados do bem
Tenha em casa e na bolsa industrializados práticos e do bem. Como assim?
Vai ter aquele dia que você vai ter uma reunião e não vai conseguir fazer o lanche, por isso deixe na bolsa uma barrinha de proteína para quando sair não atacar uma deliciosa coxinha.
Outra ótima opção são os iogurtes gregos, além de deliciosos são boas fontes de proteínas.
Atum em óleo também é legal ter em casa por que é prático de dá pra fazer várias receitas.
A Vapza, uma marca que vende alimentos semi-prontos (a maioria é só esquentar), também tem várias opções que podem te ajudar. Dá pra ter guardado no armário para momentos críticos.
Lembrando que é legal sempre olhar os rótulos dos produtos, pois muitos industrializados são lotados de sódio.

Mas vou fazer um post só sobre isso.

5 – Acordar um pouco mais cedo
Esse eu não canso de repetir né, gente haha!
Mas é que pra fazer tudo isso que acabei de citar acima você vai precisar de tempo.
Algumas horas por semana pra organizar tudo e alguns minutos para montar a marmita do dia, pra descongelar a carne pro jantar, pra preparar a refeição, isso dependendo de como for a sua rotina.
Por isso, reserve 15 a 30 minutos do seu dia pra fazer isso!

Se você precisa de dicas para acordar mais cedo, tenho um post aqui.

Essas são as dicas de hoje, pessoal!
Espero que elas ajudem vocês como me ajudam!

Tem uma outra dica que te ajuda e eu não postei aqui.. deixa pra mim nos comentários ou me manda no instagram @isabelizucheli

Beijos e até o próximo post!
Isabeli!

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