Saúde Sem Frescura

Ovo no café da manhã?

TODOS OS DIAS, há mais de um ano, eu como ovos no meu café da manhã. E o melhor, COM PRAZER! Por recomendação nutricional,mas também por vontade própria. Se eu imaginava que isso aconteceria? Não! Até queria, mas não me via comendo ovos de manhã.. Pensava nossa, como as pessoas conseguem!! Prefiro meu pãozinho!!
Enfim, resolvi aderir ao ovo e me rendi.. hoje adoro meus ovozinhos pela manhã. Eles fazem toda diferença em relação a minha força no treino e também me deixam muito saciada! E o melhor de tudo, o ovo é um alimento de alto valor biológico, possui proteínas, vitaminas e minerais e lipídeos.

 

Um alimento completo!
Dá só uma olhada na tabela de macronutrientes de 2 ovos..

 

Macronutrientes

Proteína 11,32g (33%)

Carboidrato 1,01g (3%)

Lipideo 9,55g (64%)

Valor calórico 139,50kcal

Quantidade 90g

 

E os micronutrientes então..

 

Micronutrientes

Açucar Total 1,1 g

Cálcio 45 mg

Colesterol 381,6 mg

Ferro 1,07 mg

Fósforo (P) 154,8 mg

G. Monoinsaturada 3,67 g

G. Poli-insaturada 1,27 g

G. Saturada 2,94 g

Magnésio 9 mg

Manganês 0,02 mg

Potássio 113,4 mg

Selênio 27,72 mcg

Sódio 111,6 mg

Vitamina A (Retinol) 151,2 mcg

Vitamina B1 (Tiamina)0,06 mg

Vitamina B12 (Cobalamina) 1 mcg

Vitamina B2 (Riboflavina) 0,46 mg

Vitamina B3 (Niacina) 0,06 mg

Vitamina B6 (Piridoxina) 0,11 mg

Vitamina B9 (Ácido fólico) 39,6 mcg

Vitamina D (Calciferol) 1,15 mcg

Vitamina E (Tocoferol) 0,93 mg

Zinco 0,95 mg

 

Não é a toa que o ovo é o queridinho de muitos atletas, não é mesmo?

 

 

Mas você deve estar curiosa(o) né, como passei de mera admiradora para consumidora de ovos no café da manhã?
Bom gente, foi tentando mesmo.. Como qualquer hábito.. Nos primeiros dias foi dificil, mas depois fica tranquilo até que se torna prazeroso. Uma dica é utilizar temperos como curry, cúrcuma e orégano e, dependendo da dieta, consumir na forma de ovos mexidos com queijo!

 

E você, o que acha do ovo? Gosta? Ou não consegue nem ver pela manhã?? Já tentou incluir na dieta e não conseguiu?
Escreve aqui nos comentários!

 

Beijos e até o próximo post,

Isabeli!

Referências:Dietbox

*AGUIAR, M. dos S.¹; **ZAFFARI, S.¹; HÜBSCHER, G.H.² O ovo e sua contribuição na saúde humana. Revista Saúde e Ambiente / Health and Environment Journal, v. 10, n. 1, jun. 09. Disponível em: http://www.ovosbrasil.com.br/download/o_ovo_e_sua_contribuicao.pdf

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